
- Este Atividade já passou.
Vivência “Erótico como Poder: poder através do Prazer “, por Diane Ghogomu (EUA)
julho 25-13:00 - 14:00
Livre
Uma experiência de terapia holística e sexual voltada especificamente para o empoderamento de mulheres negras. Como levamos força e coragem feminina para fazer mudanças em nossa própria vida e na forma como nos relacionamos com o mundo em nossa volta? A oficina embarca no tema do empoderamento por meio da corporifição consciente, utilizando meditações ativas, práticas de tantra, yoga e rituais para a libertação de traumas, conexão com a paz, o prazer e o poder.
Audre Lorde disse:
“Há muitos tipos de poder: os que são utilizáveis e os que não são, os reconhecidos e os desconhecidos. O erótico é um recurso que mora no interior de nós mesmas, assentado em um plano profundamente feminino e espiritual, e firmemente enraizado no poder de nossos sentimentos não pronunciados e ainda por reconhecer. Para se perpetuar toda opressão deve corromper ou distorcer as fontes de poder inerentes à cultura das pessoas oprimidas, fontes das quais pode surgir a energia da mudança. No caso das mulheres, isso se traduziu na supressão do erótico como fonte de poder e informação em nossas vidas”.
A oficina questiona:
Depois de uma objetivação constante quotidiana e televisionada, como o “poder do erótico” pode nos trazer uma sensação de SER a SUJEITA de nossa própria história?
Depois da exploração constante do corpo negro feminino na escravidão e no trabalho doméstico, como o erótico pode nos RESTITUIR uma sensação de PODER e PAZ com nosso corpo e a nossa sensualidade?
Depois de tantos anos de pressão, como podemos viver mais nossa criatividade, espontaneidade e desejos mas profundos?