Carregando Atividades

« Todas Atividades

  • Este Atividade já passou.

Mesa: Censo Demográfico Brasileiro e seus Impactos nas Políticas Públicas para Mulheres Negras

julho 24-19:00 - 21:00

Livre

Mesa: Censo Demográfico Brasileiro e seus Impactos nas Políticas Públicas para Mulheres Negras

Os dados oficiais do IBGE informam que a população negra brasileira representa 55% dos habitantes do país. Contudo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD revela preocupante desigualdade social, que vitima desproporcionalmente, especialmente as mulheres negras, seja na educação, saúde, trabalho, renda, habitação.

É a partir dos dados oficiais que se tem o retrato do Brasil e que são identificadas as demandas mais relevantes, para o estabelecimento de políticas públicas, por exemplo. Daí a necessidade de que a fase preparatória do Censo 2020 seja acompanhada de debates sobre a melhor forma de coleta de informações, para o estabelecimento de questionário que permita o registro da imagem mais fidedigna possível do país. Pensar o Censo 2020 da perspectiva de gênero e raça é importante, vez que, não obstante avanços, as disparidades de gênero persistem e o recorte de raça nos revela a necessidade do enfrentamento de grandes desafios, para a melhoria das condições de vida da maioria de nossa população, as mulheres negras.

A preocupação com a realização do Censo 2020 motivou a Campanha Todos pelo Censo, lançada por funcionários do IBGE, com apoio de parlamentares e 19 entidades parceiras, sendo movimento de defesa da dotação orcamentária adequada, contra ingerências políticas e pela realização de pesquisa/coleta de dados que reflitam o Brasil real, para permitir a defesa dos direitos e liberdades de todas as brasileiras e braseiros, especialmente dos grupos historicamente discriminados.

Nesse contexto o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho coordenam a mesa: Censo Demográfico Brasileiro e seus Impactos nas Políticas Públicas para Mulheres Negras, em parceria com o Festival Latinidades. O evento ocorrerá dia 24/07/2019 e já tem a confirmação da participação de MPT- Valdirene Assis, IBGE – Vando Nascimento, IPEA Fernanda Lira, CEERT- Mario Rogério Silva e Feira Preta – Adriana Barbosa. Todxs convidadxs!

Detalhes

Data:
julho 24
Hora:
19:00 - 21:00
Preço:
Livre
Categorias de Atividades:
,
Atividades Tags:
, , , , ,

Edição

Festival Latinidades 2019
E-mail:
contato@latinidades.com
Website:
www.afrolatinas.com.br

Local

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
São Paulo, São Paulo 01504-000 Brazil
+ Google Map
Telefone:
+55 11 3397-4002
Website:
http://centrocultural.pagina-oficial.ws/site/desfrute/programacao/

Ingressos

Os ingressos não estão disponíveis, este Atividade já terminou.