Carregando Atividades

Todas Atividades

Pesquisa e navegação de visualizações de Atividades

Navegação de visualização de Atividades

Notice: Utilizing the form controls will dynamically update the content

julho 2019

Vivência “O Toque da Empoderada: Caminhos Diretos ao Prazer”, por Diane Ghogomu (EUA)

julho 24-10:00 - 11:30
Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
São Paulo, São Paulo 01504-000 Brazil
+ Google Map
Livre 63 ingressos restantes

 As Américas foram construídas a partir da exploração dos corpos de mulheres negras. Do trabalho pesado, da violência sexual, dos cuidados. A objetificação e a hiper-sexualização desses corpos estruturam, ainda hoje, as relações de poder. Essa representação social é especialmente cruel na América Latina e Caribe. Ao contrário do que o racismo e o patriarcado dizem, mulheres negras podemos e queremos tomar para nós o nosso poder erótico e nos fortalecer com ele. Como chegamos ao nosso "SIM" interior mais profundo? Como…

Leia mais »

Mesa: Onde nos cabe na riqueza que produzimos? Tema: Economia, trabalho e impasses ético-psicológicos

julho 24-14:00 - 16:00
Sala Jardel Filho – CCSP, Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso,
São Paulo, São Paulo 01504-000 Brazil
+ Google Map
Livre 281 ingressos restantes

  Mulheres negras têm produzido riqueza nos mais diferentes regimes de trabalho: escravo, livre, formal, informal, legal e ilegal. Estamos até mesmo bem acostumadAs com a presença entre nós dessas figuras atualmente chamadas de empreendedoras, que garantem sobrevivência e sustento para famílias e coletividades. No entanto, essas mesmas mulheres não figuraram, nem figuram como sujeitos prioritários no acesso aos ganhos gerados a partir de seus esforços. Cenários de desvantagem social em diferentes localidades do continente americano demonstram como a articulação…

Leia mais »

Mesa: Em defesa de nossos territórios: trânsitos e permanências das vidas negras

julho 24-16:00 - 18:00
Sala Jardel Filho – CCSP, Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso,
São Paulo, São Paulo 01504-000 Brazil
+ Google Map
Livre 282 ingressos restantes

Do lado de cá do Atlântico, a gente negra fez do próprio corpo o primeiro território a ser protegido. Múltiplos saberes, legados, modos de sobrevivência e vivência foram aproximados, compartilhados e atualizados ao longo de gerações. A partir desses lugares, reorganizaram-se coletividades, novos espaços foram ocupados e ganharam nossos sentidos, mesmo que a contragosto de projetos e investidas contra as nossas presenças. A realidade de nações fundadas na exploração e na subjugação de mulheres e homens negrAs nas Américas, porém,…

Leia mais »

Performance “Corpo Fechado para Balanço”

julho 24-18:00 - 19:30
Sala Jardel Filho – CCSP, Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso,
São Paulo, São Paulo 01504-000 Brazil
+ Google Map
Livre 304 ingressos restantes

“CORPOS NEGROS garantidos contra ataques dos seus inimigos. Na herança desses códigos culturais, emergiram inquietações que transitaram em um diálogo coreográfico com a contemporaneidade. Questões étnicas e sociais foram elementos substanciais nas investigações artísticas. Uma 'frame' no cotidiano de barbárie a que corpos negros são submetidos, dentro de uma sociedade perversa. Experimentação artística participativa, coreográfica e sonora, para evocar o lugar da mulher negra nos espaços públicos e equipamentos culturais da cidade, partindo das relações ritualísticas do passado e crítica ao presente.  Ficha Técnica Concepção, Coreografia:…

Leia mais »

Mesa: Censo Demográfico Brasileiro e seus Impactos nas Políticas Públicas para Mulheres Negras

julho 24-19:00 - 21:00
Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
São Paulo, São Paulo 01504-000 Brazil
+ Google Map

Mesa: Censo Demográfico Brasileiro e seus Impactos nas Políticas Públicas para Mulheres Negras Os dados oficiais do IBGE informam que a população negra brasileira representa 55% dos habitantes do país. Contudo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD revela preocupante desigualdade social, que vitima desproporcionalmente, especialmente as mulheres negras, seja na educação, saúde, trabalho, renda, habitação. É a partir dos dados oficiais que se tem o retrato do Brasil e que são identificadas as demandas mais relevantes,…

Leia mais »
+ Exportar Eventos