Carregando Atividades

« Todas Atividades

  • Este Atividade já passou.

Mesa: Ancestralidades como pertencimento: as religiosidades negras e práticas de resistência

julho 23-15:00 - 17:00

Livre

Reconhecer a vida como nosso maior legado! Defender nossa existência como algo sagrado! Celebrar nossas formas de nos conectar, para além da materialidade, como caminho para a construção de um mundo justo para todos os seres do mundo! As diferentes práticas religiosas negras nos ensinam que há muito de luta política nos sentidos que damos à espiritualidade. Falar em ancestralidade é, portanto, reivindicar a posse de patrimônios que têm nos permitido, ao longo dos tempos, não sucumbir diante de inaceitáveis ataques à nossa Humanidade, como a escravidão e o racismo! Em “Ancestralidades como pertencimento: as religiosidades negras e práticas de resistência, a primeira mesa do Festival Latinidades deste ano, teremos um encontro entre mulheres negras que, a partir de diferentes tradições religiosas, nos permitirão um encontro com aquilo que chamamos de NÓS! Algo capaz de interromper círculos viciosos de intolerância, desrespeito e ódio!

 

DebatedorAs:

Analia Santana

Irmandade do Rosário dos Pretos – Salvador/Brasil

Analia Santana é mulher negra, da roça (Irará-BA), filha de Nossa Senhora do Rosário. Doutoranda em Educação (PPGEduc/UNEB) 2019.1. Mestra em Educação (PPGEduc/UNEB) 2013, Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Pedagoga, com formação em Magistério em 1990, Pesquisadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC) e professora da Rede Municipal de Ensino de Salvador.

Ekedi Sinha

Terreiro da Casa Branca/ Ilê Axé Iyá Nassô Oká – Salvador/Brasil

Gersonice Azevedo Brandão, conhecida como Ekedi Sinha de Oxóssi, foi confirmada no Ilé Àṣẹ Ìyá Nasò Oká, a Casa Branca do Engenho Velho, em Salvador, Bahia, em 1970, pelas mãos e as bênçãos de Mãe Nitinha e Mãe Tatá. Em 2006, liderou a fundação do Espaço Cultural VovóConceição, voltado para a profissionalização e fortalecimento de mulheres e jovens da comunidade próxima à Casa Branca. É autora de Equede – A Mãe de Todos (Barabô, 2016). Integra a Rede de Mulheres de Terreiro.

Crédito das Fotos: Dadá Jaques

Juliana Maia Victoriano

Comunidade Batista de São Gonçalo – Rio de Janeiro/Brasil

Juliana Maia Victoriano, mulher preta e cristã. Membra da Comunidade Batista de São Gonçalo, advogada e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF (RJ), integra o grupo de pesquisa Sexualidade, Direito e Democracia da UFF. Atualmente, pesquisa feminismos, religião e religiosidade, com ênfase no movimento pentecostal.

Iyá Karen D’Osún

Tradição Africana – São Paulo/Brasil

Iyá Karem D’Osún, Omide Oláosun, na tradição Orúbá, foi iniciada na casa de Wanda D’Osún, em 1986, por Isabel do Omúlu, filha de seu Joãozinho da Gomeia, falecido, e depois seu Waldomiro de Sangó do Parque Fluminense Rio. Cultua Ifá hà vinte anos.

Mediação – Elizandra Souza

Poeta, jornalista e integrante do Sarau das Pretas – São Paulo/Brasil

Elizandra Souza é poeta, jornalista, integrante do Sarau das Pretas, ativista cultural há 17 anos. Autora do livro de poesias Águas da Cabaça, 2012. Coautora do livro de poesias Pungacom Akins Kintê (Edições Toró, 2007) e tem participação em antologias literárias. Organizadora das publicações do Coletivo Mjiba como Terra Fértil, de Jenyffer Nascimento (2014) e Pretextos de Mulheres Negras(2013). Trabalhou como editora e jornalista responsável na Agenda Cultural da Periferia na Ação Educativa (2007 – 2017). Atualmente Educadora de Comunicação na Associação Bloco do Beco.

Detalhes

Data:
julho 23
Hora:
15:00 - 17:00
Preço:
Livre
Categorias de Atividades:
, ,
Atividades Tags:
, , , , , ,

Edição

Festival Latinidades 2019
E-mail:
contato@latinidades.com
Website:
www.afrolatinas.com.br

Local

Sala Jardel Filho – CCSP
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso,
São Paulo, São Paulo 01504-000 Brazil
+ Google Map
Telefone:
+55 11 3397-4002
Website:
http://centrocultural.pagina-oficial.ws/site/

Ingressos

Os ingressos não estão disponíveis, este Atividade já terminou.