Depoimentos de participantes

Depoimentos

Eliane Dias

Jamais imaginei que nós, mulheres negras, pudéssemos viver esse momento só nosso representado pelo festival Latinidades Afrolatinas. Muito obrigada por nos proporcionar isso.

Eliane Dias - Empresária e advogada
Latinidades 2016
Luiza Bairros

Eu queria fazer minha saudação a todas as organizadoras do Latinidades e a todas as pessoas, os homens e as mulheres, que acompanham essa programação maravilhosa que foi colocada à disposição do Brasil aqui em Brasília. Latinidades é um manifesto politico

Luiza Bairros - Ministra da Seppir 2011-2014
Latinidades 2013
Odaymara, Krudas Cubensi (Cuba)

Só temos a agradecer ao festival por nos trazer pela primeira vez ao Brasil e mediar conexões para que possamos conhecer e nos apresentar em outras cidades.

Odaymara, Krudas Cubensi (Cuba), Grupo ativista de hip-hop
Latinidades 2014
Makota Valdina

Quanto mais eventos que deem visibilidade ao que nós somos e ao que nós temos contribuído com esta nação é muito importante. Sobretudo no tocante à nós mulheres negras.

Makota Valdina, Atívista, educadora, líder comunitária e porta-voz das religiões de matriz africana
Latinidades 2012
Sueli Carneiro

Temos a satisfação de ter herdeiras dessa luta, recriando nossas proposições e abrindo leque na temática da mulher negra. Este festival está cumprindo um papel de expandir o alcance, sensibilizar e levar essa data para outros lugares do país.

Sueli Carneiro - Filósofa e militante negra do Geledès
Gaby Amarantos

É a primeira vez que eu sou convidada para cantar em um festival que discute a situação da mulher negra. Estar aqui é motivo de muito orgulho, um dos momentos mais importantes e felizes da minha vida. Eu sou negra e tenho orgulho da minha ancestralidade.

Gaby Amarantos - Cantora, compositora, atriz e apresentadora de TV
Latinidades 2012
Angela Davis

Esse festival é muito interessante. É maravilhoso ver esse renascimento, os netos dos militantes dos anos 60. É estimulante ver um evento político com mulheres negras usando cabelo natural. Este é um momento histórico e fico muito feliz com o protagonismo de tantas jovens negras acontecendo no Latinidades .

Angela Davis - Ativista norte-americana, ex-Pantera Negra
Latinidades 2014
Leci Brandão

Eu tenho muita honra de estar aqui. Eu varria salas de aulas alguns anos atrás e hoje estou aqui em Brasília participando desse festival com muito orgulho. Eu não sou técnica, não sou teóri-ca, não tenho curso superior. Eu fiz a universidade da vida.

Leci Brandão, Sambista, deputada federal e ativista negra 
Latinidades 2010